automação residencial

O objetivo da implantação da automação residencial é automatizar diversas ações e processos, que facilitam muito a nossa vida.

Uma casa inteligente é uma casa ou apartamento onde a tecnologia foi incorporada. O objetivo da implantação da automação residencial é automatizar diversas ações e processos, que facilitam muito a vida diária. Isso torna a casa mais confortável, segura e sofisticada, e seu ambiente mais agradável. Portanto, a seguir mostraremos diferentes maneiras de colocar em funcionamento a automação residencial em casa.

Desenhos integrados na decoração

Os desenhos dos elementos de automação residencial integram-se perfeitamente com a decoração das casas, como móveis. Seus acabamentos naturais agregam elegância e sofisticação ao lar, enquanto a tecnologia é a protagonista.

Estes dispositivos cumprem não só a função de automatização e de poupar energia, mas também se enquadram na decoração. A tecnologia pode ser implementada em diferentes áreas da casa como cozinha, banheiro, quartos e em outros aspectos da decoração.

Automação residencial na cozinha

Para implementar a automação residencial na cozinha, o principal é ter eletrodomésticos e equipamentos adequados. Existem dispositivos que estão prontos para serem integrados a uma rede informática. Então, todos esses aparelhos devem ser colocados em uma rede de automação residencial.

Fazendo isso e verificando se todos os equipamentos estão integrados a um sistema informatizado, todos são automatizados. Está aí, quando você pode interagir com cada elemento da cozinha, mesmo quando não estiver em casa. Por exemplo, o forno, a máquina de lavar e o lava-louças podem ser operados remotamente através da internet móvel do seu tarifário.

Outras maneiras de ter uma cozinha inteligente é colocar um armário especial que tenha ar condicionado e controle de temperatura. Esta despensa vai ajudar a conservar, através da Internet, vegetais, frutas e qualquer alimento que nela se coloque. Além de decorar, tem função específica na preservação do abastecimento. A luz da cozinha também pode ser automatizada graças a um comando que permite a sua modificação em função da utilização pretendida.

Automação residencial nos quartos

Para colocar elementos de domótica nos quartos, uma boa ideia é implementar interruptores para controlar as luzes dos quartos. Estes botões combinam perfeitamente com a decoração de interiores, proporcionando um acabamento único e singular.

Além de usar interruptores, telas sensíveis ao toque também podem ser colocadas para manipular a luz em cada sala. Hoje existem designs elegantes, sofisticados e modernos que trazem estilos únicos para as salas de estar de casas inteligentes. Ao conectar esta função à rede informática, é possível gerir remotamente as luzes dos quartos, bem como outros elementos.

Automação residencial nos móveis

A automação residencial em móveis também faz parte do enfeite das casas inteligentes. Cada um dos móveis, sejam mesas, estantes ou cadeiras, possui um dispositivo integrado. Isso permite controlar e manipular elementos como temperatura, luzes, portas e até música. Tudo isso pode ser feito pela internet, sem a necessidade de estar presente.

Atualmente, existem inúmeros modelos e designs de móveis para automação residencial que permitem fazer belas decorações. Além de facilitar a vida das pessoas, confere um aspecto único a cada espaço da casa.

Automação residencial no aquecimento

Para regular a temperatura de uma casa usando a tecnologia, deve-se instalar um termostato. Ao integrar a rede informática, é possível controlar o ambiente dentro de casa. Através de um dispositivo móvel é possível regular a temperatura, ligando ou apagando, conforme seja o caso. Tudo isso permitirá manter a casa com um clima perfeito.

A automação residencial melhora a qualidade de vida

A integração de vários elementos da casa a uma rede de automação residencial por meio de dispositivos conectados à rede, melhorará a qualidade de vida. O principal objetivo é gerenciar e regular com eficiência a energia elétrica, além de contribuir com o meio ambiente.

O custo relacionado ao consumo de energia será bem menor, pois poderá ser controlado de forma mais eficaz. Caso você tenha esquecido de desligar a luz ou desconectar um determinado eletrodoméstico, isso pode ser feito remotamente e assim economizar energia.

Existem muitas outras aplicações que podem ser dados à automação residencial em uma casa. Por exemplo, em janelas e alguns tipos de persianas, em banheiros e chuveiros, sistemas de segurança, portas informatizadas, entre outros. Vai querer ficar de fora desse mundo?

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar