como organizar uma cozinha pequena

Muitos podem se perguntar sobre como organizar uma cozinha pequena? Da mesma forma, este questionamento pode se estender para os demais cômodos das casas que são planejadas atualmente.

Isso acontece porque, com o grande avanço do ramo imobiliário, as vendas de apartamentos em condomínios cresceram absurdamente, entretanto, os apartamentos diminuíram de tamanho e consequentemente os cômodos também. 

Pensando nisso, para te ajudar nesta tarefa de organizar os ambientes de sua residência, preparamos 11 ideias para organizar cozinha pequena, buscando fazer com que você possa ter a decoração que sempre sonhou, mesmo com a limitação de espaço.

como organizar uma cozinha pequena

Como organizar os móveis de uma cozinha pequena?

Como veremos, é totalmente possível ter uma cozinha bem organizada, decorada e bonita, ainda que pequena, solucionando assim os problemas a respeito de como arrumar cozinha pequena.

Porém, para que isso de fato aconteça, é preciso que se tenha em mente um planejamento para o obter o melhor aproveitamento do espaço disponível no ambiente.

cozinha inox

1 – Como distribuir móveis na cozinha?

Um dos maiores problemas em relação à organização dos cômodos das casas pequenas se dá na disposição dos móveis em cada ambiente. Isso porque, com a redução do limite físico de espaço, precisa-se ter uma maior atenção na forma de como acondicionar os móveis para não se perder o espaço que, em si, já é reduzido.

A partir disso, separamos algumas possibilidades de ação que podem fazer com que você tenha um certo sucesso no momento em que estiver realizando esta tarefa. São estas:

distribuição de móveis na cozinha

2 – Transforme sua cozinha no modelo compacto

Ao realizar um investimento em uma cozinha compacta, você terá uma maior tranquilidade em relação a organizar uma cozinha pequena.

Isso porque, dentre outras coisas, neste tipo de cenário, existem móveis que contam com várias gavetas e portas trazendo como consequência uma grande economia, pois não será necessário gastar com armários em diversos tamanhos e partes da cozinha.

cozinha compacta

3 – Opte por móveis pequenos

A grande sacada de ter um espaço bem otimizado, é comprar móveis pequenos e que se encaixam em pequenos espaços. Neste sentido, os balcões ou buffets podem ajudar bastante, pois são uma boa pedida para guardar pequenos objetos e ficam um charme em cozinhas menores.

Além disso, os móveis que contêm uma menor dimensão possuem a facilidade de poderem ser deslocados quando da necessidade de mudança no ambiente da cozinha.

móveis pequenos para cozinha

4 – Compre móveis que sejam adaptáveis 

Os móveis adaptáveis são aqueles que podem ser embutidos junto aos eletrodomésticos. Estes móveis, por sua vez, farão com que os seus aparelhos eletrodomésticos não ocupem um espaço tão significativo em sua cozinha, deixando-a mais otimizada em relação ao aproveitamento do seu espaço de cozinha.

5 – Priorize o espaço

Sabe aqueles objetos que só são utilizados em ocasiões muito especiais, tais como a panela de fondue ou mesmo as assadeiras de pizza que você só usa uma vez por ano?

Então, estes são itens que podem ficar armazenados em lugares diferentes. Considerando-se esta realidade, dê prioridade aos espaços disponíveis nos armários e cristaleiras para os itens de uso diário. Porém, deixe os itens mais utilizados na parte da frente e os menos utilizados atrás.

Além disso, aplicar películas residências nas janelas deixam a cozinha mais decorada e reduzem o calor dentro dos ambientes.

Evite deixar na cozinha coisas que não são próprias deste ambiente, como por exemplo: mochilas, cestos, entre outras coisas. Além de desnecessária, esta ação fará com que você tenha mais trabalho quando precisar arrumar o espaço.

Priorize o espaço na sua cozinha

6 – Prefira armários mais altos

Quanto mais altos os armários ficam, mais espaço livre você terá, óbvio que deve ser uma altura proporcional ao seu alcance. Sendo assim, fica aqui a dica de instalar armários aéreos com diversas portas nas paredes para lhe ajudar e muito na otimização da sua cozinha.

7 – Aproveite os espaços existentes sobre os armários

Se seus armários não ficam muito próximos ao teto, use este espaço disponível para organizar objetos, potes, utensílios e aqueles itens que não são usados todos os dias.

Isso deve acontecer porque, considerando-se o problema do tamanho do espaço, todo e qualquer lugar deve ser aproveitado quando se tem uma cozinha pequena.

Neste sentido, podemos concluir que, para que se tenha êxito na tarefa de otimizar o espaço de uma cozinha pequena, muitas outras ações e medidas podem ser tomadas. No entanto, com o resumo destas dicas, você já terá um bom começo para saber quando e como realizar as melhores adaptações nas instalações deste seu cômodo.

produtos sobre os armários da cozinha

Onde colocar a geladeira na cozinha pequena?

Caracterizando-se como um dos itens mais importantes deste ambiente, a geladeira precisa ter um espaço de destaque em qualquer cozinha, devendo ser localizada estrategicamente observando pontos como a sua dimensão e estrutura.

No caso de cozinhas com menos espaço disponível, esta situação se torna um grande problema a ser solucionado, tendo em vista que precisa-se ter este eletrodoméstico, mesmo que para isso se sacrifique uma boa parte do espaço que se têm disponível no local.

Sendo assim, busque colocar a geladeira no local que possibilite o aproveitamento de espaços, por menor que sejam, para a colocação de outros objetos e móveis.

geladeira bem posicionada na cozinha

Como organizar uma cozinha pequena?

Quando pensamos nos problemas relacionados à questões como, por exemplo, cozinha pequena como arrumar, é preciso se ater à alguns pontos, dentre os quais, por sua importância precisam ser citados:

8 – Use prateleiras

As prateleiras são essenciais em cozinhas pequenas, pois nelas podemos colocar objetos que só caberiam em móveis grandes e que, por sua vez, não caberiam em uma cozinha menor.

Sendo assim, se possível invista em armários aéreos. Desta forma você libera espaço próximo ao piso sem perder a capacidade de guardar objetos e utensílios de cozinha.

prateleiras na cozinha

9 – Instale barras Imantadas

Principalmente para quem mora de aluguel, e mesmo assim tem uma cozinha pequena, ter uma barra imantada irá otimizar muito o espaço. Uma vez instalada na parede, será possível pendurar nestas barras vários objetos que antes ocupariam espaço extra em armários e paneleiros.

barras Imantadas na cozinha

Como organizar uma cozinha pequena: Livre-se das embalagens

Com pouco espaço disponível, será necessário aproveitar áreas internas dos armários e balcões. Sendo assim, busque retirar os alimentos das embalagens originais e organize em potes pequenos.

Com o tempo, você perceberá que isso irá facilitar a visualização e por terem tamanhos iguais, são mais fáceis de se organizar nas prateleiras.

10 – Guarde panelas e potes dentro uma das outras

Pode ser até um pouco cliché falarmos sobre isso, pois vemos esta forma de guardar panelas em todas as casas desde quando éramos crianças, não é verdade?

Mas acredite, esta estratégia funciona muito bem quando queremos organizar as panelas e ter mais espaço disponível na cozinha.

Além de proporcionar uma significativa redução de espaço no ambiente da cozinha, esta prática é capaz de fazer com que os

panelas e potes dentro uma das outras na cozinha

11 – Utilize ganchos

Para auxiliar na economia de espaço, os ganchos são uma boa pedida, com eles será possível pendurar copos e canecas que sempre acabam ocupando muito espaço nos armários. Todavia evite pendurar copos e canecas de vidro ou porcelana, para evitar possíveis acidentes na sua cozinha.

ganchos para cozinha

Considerações finais de como organizar uma cozinha pequena

Viu como é possível ter uma cozinha pequena sem perder o glamour? Seguindo estas dicas super fáceis de fazer, você dará um ar inovador à sua decoração, além de ter mais espaço mesmo sendo em um local bem reduzido. 

Aproveite os preços dos móveis da cozinha, pois geralmente, eles são os mais baratos da casa e é possível comprá-los de forma separada.

Por fim, gostaríamos de saber se você gostou destas dicas de como organizar uma cozinha pequena? Aqui, no Cantão do Garimpo, você tem acesso a estas e muitas outras dicas. Siga nosso blog e continue por dentro destes e outros assuntos importantes, e lembre-se, será sempre um prazer tê-lo conosco, até breve!

Qual é a sua reação?

Animado
2
Feliz
4
Apaixonado
4
Mais ou menos
1
Empolgado
1

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar