iluminacao inteligente

A iluminação é um dos aspectos que mais devemos ter em conta na decoração da casa, pois depende em grande medida de conseguirmos um ambiente agradável e acolhedor. Felizmente, hoje temos mil soluções que nos ajudam a iluminar da melhor forma os nossos espaços. Hoje dizemos-lhe tudo o que as novas lâmpadas inteligentes podem lhe oferecer.

Ao projetar ou planejar a iluminação dos espaços de sua casa, você deve ter cuidado e não se apressar. É melhor pensar cuidadosamente sobre o tipo de luz de que necessita em cada divisão e combiná-las para obter o melhor resultado. Certamente você vai precisar de luz ambiente e também luz pontual que ilumine determinados espaços.

Mas, além de criar uma iluminação prática e decorativa, é importante escolher as lâmpadas mais adequadas a cada espaço. E isso só pode ser alcançado se você conhecer os diferentes tipos de lâmpadas que existem hoje e os novos usos que as lâmpadas inteligentes oferecem.

Hoje contamos tudo para que você possa usá-las com conhecimento de causa. Preste atenção e descubra se você tem as lâmpadas mais adequadas em casa.

Lâmpadas inteligentes: luz do futuro

Você sabia que existem lâmpadas que perfumam a sala quando são ligadas? E outras que podemos regular através do wi-fi, mudando a intensidade e até a cor da luz? As lâmpadas inteligentes são as últimas em matéria de iluminação.

Desde as primeiras lâmpadas de filamento, as velhas incandescentes que já não se vendem, às modernas lâmpadas LED, as lâmpadas sofreram uma grande evolução em muito pouco tempo.

As lâmpadas incandescentes foram retiradas do mercado devido ao alto consumo de energia que as tornava pouco ineficientes. Foram substituídas por lâmpadas economizadoras de energia. E embora estas consumam consideravelmente menos que as primeiras (cerca de 80% menos), foram imediatamente ultrapassadas pelas lâmpadas LED, muito mais eficientes que permitem uma maior poupança de eletricidade, além de darem uma melhor iluminação aos comodos e móveis da sua casa.

Vejamos as vantagens de usar lâmpadas LED na decoração da sua casa

As lâmpadas LED têm muitas vantagens. Sua vida útil é muito mais longa do que as demais (uma lâmpada LED pode durar até 50.000 horas, contra 8.000 horas em média para as de baixo consumo). Além disso, não emitem calor, pelo que são muito seguras, mesmo ao ar livre, e não são afetados pelo facto de se acenderem e se apagarem várias vezes ao dia (as lâmpadas de baixo consumo são afetadas já que a duração é bem menor).

Outra opção são as lâmpadas halógenas que, embora consumam mais do que as demais opções, também podem fornecer luz natural e acendem instantaneamente.

Muito mais do que iluminar

Mas o que queríamos mesmo falar com vocês é sobre as novas lâmpadas inteligentes, capazes de fornecer novas funcionalidades surpreendentes. Já não se limitam a iluminar uma sala desta ou daquela forma, com uma cor ou outra. Agora possuem sistemas especiais conectados que conseguem novos usos excelentes.

Por exemplo, existem lâmpadas que são alimentadas por Wi-Fi através do smartphone. Usando como se fosse um controle remoto, você pode acender e apagar a luz, regular a intensidade ou até mudar a tonalidade ao seu gosto! E o melhor é que nem vai sair do sofá! Imagine o que esses tipos de lâmpadas inteligentes podem facilitar a vida de pessoas com problemas de mobilidade.

Criar ambientes

É claro que através da iluminação podemos criar uma atmosfera em nossa casa. E assim continua a ser com as lâmpadas de última geração, todas de LED, embora vá um pouco mais longe. Agora temos a possibilidade de instalar lâmpadas “aromáticas”.

São lâmpadas que incorporam um difusor de óleo essencial. Ao acender a lâmpada, o difusor começa a funcionar, perfumando o espaço com o perfume escolhido. Uma ótima ideia para que sua casa respire o melhor ambiente.

Há também lâmpadas com alto-falante incorporado para ouvir a música selecionada (funcionam via bluetooth). Além disso, os assistentes virtuais aqui têm uma função de ajudantes do lar. Pode a qualquer momento pedir a Alexa através de uma frase como “Alexa, coloque luz para jantar” e o cenário na sala muda totalmente para o ambiente mais íntimo. Claro que esses pedidos também se podem solicitar para outras circunstâncias, como por exemplo entreter os mais pequenos, sendo que ao dar essa ordem à Alexa, ela pode conectar a Disney Plus à televisão.

Segurança acima de tudo

O último tipo de lâmpada inteligente que iremos mencionar é muito prática. É uma lâmpada que inclui uma câmera de segurança em seu interior. Por estar alojada na lâmpada, a câmera passa totalmente despercebida, o que é uma grande vantagem para este tipo de sistema.

Algumas dessas lâmpadas da câmera possuem um microfone, para que possam fazer gravações, e também um sensor de movimento. E é que parece incrível o que as lâmpadas mudaram nas últimas décadas. Passaram a ser sistemas complexos que oferecem muitas possibilidades e que vão além da iluminação.

Como pode ser, o mundo da iluminação é extenso e hoje em dia as lâmpadas têm cada vez mais funcionalidades!

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar